Olá Pessoal.

Aqui está a lista provisória dos endereços dos descendentes SCHÜÜR. Ajude a localizar os que estão faltando! Irmãos, tios, primos etc.

Em breve teremos uma nova reunião para tratar de assuntos diversos. O resultado será divulgado nesta página (Notícias).

Um abraço fraterno a todos.

Pelo grupo da Coordenação do Encontro,

HILDEGARD J. SCHÜÜR DA SILVA

 


Acompanhe as atas das reuniões:


 

80 ANOS IMIGRAÇÃO FAMÍLIA SCHÜÜR

1º ENCONTRO  DA COMISSÃO ORGANIZADORA

07/09/2002

PARTICIPANTES:  Renate Reuwsaat Guimarães, Hilde Schuur Daudt  e esposo, Miriam Löff, Marianne Löff e esposo, Madalena Zancan e esposo, Miriam Zancan, Marilian Zancan, Germano Schüür, Hildegard Silva (coordenadora) e Andréa Macagnan e esposo ( anfitriões).

ASSUNTOS TRATADOS:

 - Confraternização com um churrasco oferecido pelo casal anfitrião.

 - Apresentação do acervo fotográfico e documentos históricos referentes ao evento trazidos pelos participantes.

 - Avaliação da viabilidade de locais para a realização do 1º ENCONTRO DA FAMILIA SCHÜÜR em 2004 comemorando os 80 ANOS DE IMIGRAÇÃO.

 - Avaliação dos critérios como objetivo histórico, interesse de participação, local,  adesão, custos, formas de comunicação e divulgação.

 - Análise da possibilidade da publicação de um livro contando a história dos 80 Anos da família no Brasil, com a colaboração na elaboração dos textos de cada ramo da família, bem como a criação de um site na Internet com a finalidade de despertar interesse e ser uma excelente forma de comunicação.

 - Escolha de pessoas responsáveis por cada ramo da família, ficando inicialmente assim distribuído:

                    TIA JULIANE:  RENATE GUIMARÃES

                    TIA IDA SINING: ANELISE WEGERMANN

                    TIA LINI TROMENSCLAGER: MARILIAN ZANCAN

                    TIO NICKLAAS: HILDEGARD SILVA

                    TIO HEINRICH: HARALD SCHUUR

                    TIO VOLKMAR: HILDE  DAUDT

                    TIA ANNI: ANELISE DICK

                    TIA CLARA: EGON ZIRR

       Foram distribuídas as tarefas e funções:

             GERMANO E DANIEL: Site para a Internet

              MARIANNE E MARILIAN ZANCAN: Pesquisa de locais disponíveis para a realização do evento em Porto Alegre.

              HILDEGARD E HILDE: Pesquisa de locais na região das Missões, em especial Santo Ângelo.

              ANDREA MACAGNAN: Criação de um logotipo do evento e divulgação.

 Observação: A data para a nova reunião ficou fixada para o dia 09/11/2002.

80 ANOS IMIGRAÇÃO FAMILIA SCHÜÜR

2º ENCONTRO  DA COMISSÃO ORGANIZADORA

23/11/2002

 

                     Participantes do 2º Encontro

                           

80 ANOS DE IMIGRAÇÃO DA FAMILIA SCHÜÜR

RELATO DA ÚLTIMAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

REUNIÃO DO DIA 02/JULHO/2003

Realizada na residência da Coordenadora, as 19h30 min

Com a presença de: Marianne Schuur Loff,  Andréa Schuur Macagnan, Miriam Loff, Ursula Juliane Silva, convocadas mas não puderam comparecer Renate Reuwsaat Guimarães   e Dorothea R.Walter.

 

Convocada pela coordenadora da Comissão Organizadora  Hildegard Juliane Schuur da Silva, em caráter extraordinário, com  o objetivo de avaliar e  definir alguns aspectos :

 

1º - Local do Evento: A coordenadora relatou dificuldades encontradas de desenvolver o projeto de realização do Encontro da Família Schuur em Santo Ângelo, e a decisão de transferi-lo para a localidade de Nova Petrópolis, proposta anteriormente já analisada, tendo em vista  melhores condições de acesso, estrutura, rede hoteleira disponível   e por se tratar de um importante pólo de cultura alemã.

2° - Apresentação e estudo de provável contratação ANDREIA BRUM EVENTOS para a realização do Encontro.

3º - Fixação da data de 25 e 26 de setembro de 2004 como a mais favorável para tal, tendo em vista ser temporada baixa na Serra Gaúcha.

Contato com a Agencia Zeppelin de Therezinha Hass, de Nova Petrópolis para pacotes turísticos e proposta de hotéis e pousadas.

5° - Foram debatidas sugestões de programação para os dias do Evento.

Tais como: Culto Ecumênico, recepção e alimentação dos participantes, Sala de Talentos, Gincanas, recreação para crianças, etc....

6º - Fixada para inicio de Agosto uma visita técnica para contatos com locais, hotéis, clubes, em Nova Petrópolis.

 

VISITA TECNICA A NOVA PETROPOLIS EM 09 DE AGOSTO DE 2003.

Participação de: Germano Roberto Schuur, Marianne Löff,  Miriam Löff, Diego Américo Silva, Hildegard Juliane Schuur Silva, Daniela Cristina Silva e Andreia Brum.

1° - Encontro as 11 horas na Sociedade Recreativa de Tiro ao Alvo, em Nova Petrópolis, quando acompanhados pela Secretaria visitou-se as instalações disponíveis, confirmado o interesse e a data de 25 e 26 de setembro de 2004, com a previsão de custo aluguel/dia de R$500,00 .

2º - Contato com o Ecônomo do Restaurante para previsão de custo e cardápio.

Este ofereceu ao grupo o almoço.

3º - Visita a Agencia de Turismo Zepelin solicitar ofertas de hotéis, pousadas e de programas turísticos, tais como city tour e passeio para Gramado- Canela , e possibilidade de oferecer  uma excursão aos interessados para a Região das Missões, após a realização do Encontro.

4º - Visita técnica nos hotéis Berghaus, Petrópolis, Recanto Suiço . O Hotel Berghaus ofereceu dois apartamentos para pernoite, o restante do grupo retornou aos seus lares.

 

 

REUNIÃO PREPARATÓRIA DA COMISSÃO ORGANIZADORA – DIA  21/08/03

Participantes: Marianne Loff, Andréa Macagnan, Renate Reuwsaat Guimarães, Hildegard Juliane Silva e Andréia Brum Eventos

Local: Sede de Andréia Brum Eventos,  rua 17 de junho, 436 em Porto Alegre.

Horário: 12 horas

Assuntos tratados:

1° - Apresentação e avaliação de orçamento dos custos e realização do evento pela empresa.

2º - Organização de agenda para a reunião do dia 23 de agosto da Comissão Organizadora

 

REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA -  DIA 23 / AGOSTO / 2003

Participantes: Marlian Zancan Pazenhagen, Hilde Schuur Daudt, Germano Roberto Schuur, Harald Schuur, Marianne Loff, Miriam Loff, Renate Reuwsaat Guimarães, Hildegard Juliane Schuur Silva.

Local: Salão de Festas no edifício de Marianne Loff, sita rua Carlos Gomes, 1111. – Porto Alegre.

Horário: das15 horas às 18 horas

Assuntos tratados:

1º - Apresentação pela coordenadora da data e local do evento, e justificativas.Relato das reuniões anteriores.

2° - Avaliação do orçamento de custos do Encontro, na previsão de dois dias de atividade, apresentado pela Andreia Brum Eventos, que atingiu o valor de  R$ 8.000,00 a prestação de serviço e de R$ 30.000,00 o custo de viabilidade do evento. Avaliado em grande debate decidiu-se apresentar uma contraproposta de R$ 4.000,00 e corte de  diversos itens do custo do evento reduzindo-o para R$ 20.000,00 aproximadamente. Nesta previsão está incluída a alimentação, aluguel do espaço, sonorização, secretaria, ornamentação, recreacionistas para crianças, etc. Não está incluso a hospedagem, que será um custo separado, conforme opção do participante, e oferecida pela Agencia de Turismo. Ficou marcada para a próxima semana reunião com Andreia Brum Eventos para esta negociação. Fazendo  a Comissão Organizadora uma proposta menor para a prestação de serviço e dos  custos. Bem como definindo que todos os contatos e negociação de preços com hotéis, clube, restaurantes, etc em Nova Petrópolis será sempre feita com a presença de Germano Schuur  da Comissão Organizadora,

3° - Apresentação pela coordenação de um esboço da carta circular a ser distribuída ainda em setembro deste ano, para aprovação do texto final. Foi decidido elaborar um Folder com informações de hotéis, programação e custos, incluindo uma ficha de inscrição, cuja distribuição foi prevista para inicio de 2004, apresentando uma possibilidade de pagar esta inscrição em até 5 vezes. O objetivo deste parcelamento é facilitar a participação de toda a família que é o objetivo do evento.

4° - Ficou acertada a abertura de uma conta na Caixa Econômica Federal, que será assinada pela coordenadora Hildegard S.Silva e Renate Reuwsaat Guimarães.

5º - Foi feito relato da ida  ao Instituto de Genealogia do Rio Grande do Sul  quando foi adquirido o programa ANCESTRAL FAMILY FILE para organização da arvore genealógica da família Schuur, trabalho este que está sendo realizado pelo Helington de  Mello e também por Miriam Loff.

6º - No encerramento foi servido um chá  (Prenda)  com quitutes diversos trazidos pelos participantes da reunião.

Relato da Reunião da Comissão Organizadora e AB Eventos em 13 de março de 2004.

Participantes: Harald Schuur, Dorothea R.Walter, Adriane  Maike Reuwsaat, Barbara Reuwsaat, Germano Schuur, Miriam Loff, Marianne Schuur Loff, Renate R.Guimarães, José Américo Silva, Hildegard Schuur Silva, Andréia Brum Eventos com assessoria de Denise de Melo.

Local. ABEventos, Rua Lavras, 141 – conjunto 301

Horário: 15 horas

Assuntos Tratados: Como Coordenadora da Comissão Organizadora Hildegard confirmou a todos os presentes, conforme aprovado em reunião  anterior, a contratação da Agencia ABEventos, motivo pelo qual a reunião ser em suas dependências. A seguir Andréia Brum apresentou  relatório de todas as providencias já tomadas. Ressaltou o envio de circulares em outubro p.p. para todos os descendentes Schuur constantes no nosso arquivo de endereços, usando a via correio e e-mail. Lamentou a pouca repercussão e retorno dos destinatários, tanto que a Comissão  decidiu trabalhar  numa estimativa de 200 pessoas participantes do encontro em setembro 2004 e não mais 300 como era a previsão inicial.

Ressaltou a Coordenadora da Comissão a confirmação de 5 casais dos Estados Unidos da família Wegermann e 3 da Alemanha da família Sinning, destacando trecho da carta de Johanne Sinning onde cita “ considerar uma idéia incrível o fato de a família Schuur, após 80 anos da emigração, ainda manter-se unida para realizar um encontro e com o sonho de escrever um livro relatando toda a sua historia”. A seguir foi debatido o Folder, sua impressão, envio até fim de abril, patrocínio e apoio. Foi delineada uma programação oficial, iniciando com um Culto de Ação de Graças as 16 horas de sábado, um jantar a noite com apresentações folclóricas e encerrando no domingo ao meio dia com um almoço, sempre tendo em vista a redução de custos. Confirmou-se a proposta de uma Sala de Talentos, um espaço para mostra de fotografias antigas  e pertences que reportem a história da familia, um painel com a árvore genealógica e um PC para colher mais informações.

Foi comunicada a abertura da conta na CAIXA ECONOMICA FEDERAL sob o número 0623 00105639-0.  Foram distribuídas algumas tarefas: Marlian Zancan Pazenhagen (ausente) providências sobre a camiseta do evento; Germano Schuur os contatos ainda necessários em NPetrópolis; Dorothea renovou sua disponibilidade das traduções e correspondência em alemão e inglês; Hildegard e Marianne de nova visita a NPetrópolis para ajustes com agencia de turismo, Buffet, culto, clube. Renate Guimarães e Hilde Daudt (ausente) ficaram encarregadas de organizar propostas de recreação para jovens e crianças; Andréa Schuur Macagnan (ausente) a impressão do Folder através da Danke Comunicações. A Coordenadora da Comissão comprometeu-se de redigir um texto para inclusão no Folder, bem como entrar em contato com empresas de familiares que se propuseram a ajudar  com apoio financeiro. Não foi possível nesta reunião definir o custo por pessoa, isto só será possível após contato com patrocinadores e reformulação de despesas. Nova reunião será marcada no mês de abril.

A reunião encerrou-se as 17 h30 min.